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Compra

Como efetuar uma consulta e optar pela compra

  1. Indique as localidades de origem e de destino e a data da viagem. Em seguida, clique em "Consulte";
  2. Escolha o horário de maior interesse clicando no número do serviço;
  3. Visualização do serviço: horário de partida, previsão de chegada, número do serviço e valor da passagem. Abaixo destas informações, você encontrará o mapa do carro, com todas as poltronas disponíveis;
  4. Após a escolha da(s) poltrona(s), clique em "Adicionar ao Carrinho";
  5. Na tela seguinte, você deve ler o "Aceite" e então será direcionado à página de Identificação ou Cadastro. Caso já possua um e-mail e senha cadastrados no site, informe-os para prosseguir com a compra. Se for seu primeiro acesso, clique em "CADASTRO" e preencha o formulário para obter a sua "Identificação";
  6. Após efetivar o cadastro, você entrará em uma tela para confirmação da reserva, escolhendo a opção de
  7. pagamento entre as bandeiras VISA e MASTERCARD;
  8. Você entrará no ambiente de segurança da operadora escolhida e irá registrar os dados do seu cartão,
  9. efetivando, desta forma, a compra online;
  10. Após a efetivação da operação, aguarde a visualização do “voucher” (comprovante de compra).

IMPORTANTE

  1. A tela da operadora não serve como comprovante para retirada do bilhete – AGUARDE A VISUALIZAÇÃO E EFETIVE A IMPRESSÃO DO VOUCHER.

Para comprar online

  1. Indique as localidades de origem e de destino e a data da viagem sem acentuar. Em seguida, clique em "Continue";
  2. Você será direcionado para o ambiente de vendas do grupo JCA. Escolha o horário de maior interesse clicando no campo de marcação do horário e serviço desejado;
  3. Todas as etapas, ficarão registradas no carrinho de compras, na lateral direita;
  4. Após a escolha do(s) horário(s), e clique em "Avançar";
  5. Clique na(s) poltrona(s) desejada(s), e clique em “Avançar”;
  6. Na tela seguinte, você deve preencher os campos com a identificação (Nome Completo e RG) de quem irá viajar;
  7. Na etapa de pagamento, você deverá escolher a bandeira do cartão de crédito, incluir os dados do titular do cartão e escolher a forma de parcelamento.
  8. Muito importante: SEMPRE COLOCAR O EMAIL DE QUEM RECEBERÁ A CONFIRMAÇÃO DE COMPRA.
  9. Ler o contrato de transporte rodoviário e clicar no box “Eu aceito a política de privacidade e com as condições gerais do contrato de transporte rodoviário”;
  10. Após finalizar a operação, aguarde a visualização do “voucher” (comprovante de compra).

IMPORTANTE

  1. A tela da operadora não serve como comprovante para retirada do bilhete – AGUARDE A VISUALIZAÇÃO E EFETIVE A IMPRESSÃO DO VOUCHER.
  2. A retirada do bilhete somente poderá ser feita em uma das agências próprias da empresa, em um terminal rodoviário

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Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Qual é o procedimento para embarque de menores?

Até 5 anos

O transporte é gratuito, desde que não ocupem assentos nos ônibus.

Poderá viajar desacompanhada:

  1. somente com autorização judicial.

Poderá viajar acompanhada sem necessidade de autorização judicial quando:

  1. estiver com os pais, responsável ou parente de até 3º grau maior de 21 anos, comprovado em documento: certidão de nascimento da criança e documento original do responsável;
  2. estiver acompanhada de uma pessoa maior de 21 anos que não tenha nenhum grau de parentesco, mas possua a autorização do pai, mãe ou responsável com firma reconhecida e porte documentação, tal como carteira de identidade.

06 a 12 anos

Crianças nessa faixa etária pagam passagem.

Poderá viajar desacompanhada:

  1. somente com autorização judicial.

Poderá viajar acompanhada sem necessidade de autorização judicial quando:

  1. estiver com os pais, responsável ou parente de até 3º grau maior de 21 anos, comprovado em documento;
  2. estiver acompanhada de uma pessoa maior de 21 anos que não tenha nenhum grau de parentesco, mas possua a autorização do pai, mãe ou responsável com firma reconhecida e porte documentação, tal como carteira de identidade.

Maiores de 12 anos

Crianças nessa faixa etária pagam passagem.

Dentro do território nacional, não precisam de autorização judicial para viajar. Porém, deverão portar documento de identificação com foto.

A Macaense trabalha com serviço de encomendas?

Os serviços de encomendas da Macaense são feitos pela Metar Logística, empresa do Grupo JCA especializada em transporte terrestre e entrega de pacotes. Clique aqui para saber mais sobre o serviço.

Como faço para resgatar ou solicitar informações caso esqueça algum objeto durante a viagem?

A empresa não se responsabiliza pela perda de objetos durante a viagem. Para mais informações entre em contato pelo telefone: 0800-941-3334

Como devo proceder se minha bagagem for extraviada ou danificada?

Você deverá procurar imediatamente ao término da viagem a pessoa responsável pela agência (gerente ou encarregado) e relatar o fato por escrito, de próprio punho, para que as devidas providências sejam tomadas. Na ocasião, deverá ser preenchido um formulário para análise e possível localização da bagagem.

A Macaense tem ônibus a venda?

Sim. Clique no link localizado no rodapé do site para visualizar o contato e os modelos de ônibus disponíveis para venda.

Qual é o procedimento para adquirir o passe de estudante?

Estudante e professor têm direito a desconto de 50% no valor da tarifa nas linhas estaduais conforme legislação vigente na portaria 12 da ARTESP. Para solicitar:
  1. obrigatório o preenchimento do formulário de requisição de carteirinha disponível em qualquer agência própria da Macaense;
  2. anexar xerox dos seguintes documentos – CPF, RG, 1 foto 3x4 atual, comprovante de residência e declaração da faculdade;
  3. válido para estudante / professor de cursos de graduação, pós-graduação, técnico, ensino médio e fundamental reconhecido pelo MEC;
  4. cópia reprográfica autenticada da carteira de estudante fornecida pelo estabelecimento de ensino ou diploma (no caso de professor).
Observações:
  1. a carteirinha possui validade de 1 ano, tendo que ser renovada no início do cada ano letivo;
  2. estudantes de cursos de pós-graduação têm direito apresentando a mesma documentação citada acima.

Qual é o procedimento para embarque e Transporte de Animais?

O transporte de animais de pequeno de porte até oito (08) kg, será gratuito nas rodovias sob concessão da ANTT (interestaduais), já nas rodovias do estado de São Paulo (ARTESP), o transporte será feito mediante o pagamento de uma passagem integral para o animal, que podem ser: doméstico e silvestre. Para que seja permitido o embarque, o responsável pelo animal terá de atender as seguintes condições:

Embarque e transporte de animais domésticos

Animais domésticos são considerados cães e gatos pelos órgãos da ANTT e ARTESP referente ao transporte de animais, que deverão estar acompanhados do Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos, emitido em até três (03) dias antes da viagem, acondicionado em uma caixa ou bolsa própria de acrílico à prova de vazamentos.

Embarque e transporte de animais silvestres

Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.

Além da Guia de Trânsito do Animal – GTA, atestado de saúde e a carteira de vacina em dia devem estar acompanhado da autorização de transporte emitida pelo IBAMA¹, acondicionado em uma caixa ou bolsa própria.

Não temos registro de transporte de animais silvestres.

Embarque e Transporte de Cão-Guia

O passageiro com deficiência visual poderá ingressar e permanecer no veículo com o cão-guia, o qual será transportado gratuitamente, no piso do veículo próximo ao seu usuário. O acesso do animal se dará por meio de identificação de cão-guia, carteira de vacinação atualizada e equipamentos como: coleira, a guia e o arreio com alça, porém dispensado o uso de focinheira

O disposto nesse procedimento aplica-se ao treinador, instrutor ou acompanhante habilitado, quando o cão estiver em fase de socialização ou treinamento, devendo o animal estar devidamente identificado por uma plaqueta com a inscrição “cão-guia em treinamento”, dispensada o uso de arreio com alça. O treinador, instrutor ou acompanhante não terá o direito à gratuidade da passagem.

Pela sua característica (CÃO-GUIA), tem prioridade no transporte, ou seja, se alguém no ônibus não concordar com o embarque do cão-guia este seguirá e o passageiro que não concorda será transferido para outro horário ou receberá a devolução do bilhete.

IBAMA¹: O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido pelo acrônimo IBAMA, criado pela Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989.

Gratuidade / Passe Livre

Gratuidade - Idoso

Entenda como funciona a Gratuidade para Idosos: INTERESTADUAL
  • 2 vagas por carro convencional
  • Idade mínima 60 anos completos;
  • Desconto de 100% da tarifa;
  • Não paga taxa de embarque e pedágio;
  • Apresentar documento oficial com foto + comprovante de renda com até dois salários mínimos.
  • Caso as duas vagas já estejam preenchidas, pode comprar outro assento com 50% de desconto.
INTERMUNICIPAL
  • 2 vagas por carro convencional;
  • Idade mínima 65 anos completos;
  • Desconto de 100% da tarifa;
  • Paga-se taxa de embarque e pedágio;
  • Basta apresentar documento oficial com foto

Passe Livre

Quem tem direito?

  • Portadores de Necessidades Especiais Carentes;
  • Portadores de doença crônica de natureza física ou mental;
INTERESTADUAL

Como funciona?

  • Vagas em carros convencionais;
  • Desconto de 100% nas tarifas;
  • Não paga taxas de embarque e pedágio;
  • Solicitar até 3 horas antes do embarque, nos guichês da empresa;
  • Apresentar documento oficial com foto + cartão do Passe Livre (emitido pelo Ministério dos Transportes)
  • Se o beneficio não for concedido, emitir documento com data, hora local e motivo da recusa;

Acompanhante

  • Verificar se no Cartão do Passe Livre consta a "necessidade de acompanhante" e emitir passagem com 100% de desconto para o acompanhante;
  • O acompanhante precisa estar cadastrado no site www.transportes.gov.br para o recebimento do benefício;
  • O acompanhante não pode viajar sem a presença do beneficiário;
INTERMUNICIPAL

Como funciona?

O Passe Livre do Governo Federal não vale para o transporte urbano ou intermunicipal dentro do mesmo estado, nem para viagens em ônibus executivo e leito.

Serviços Oferecidos

Convencional

O serviço Convencional está presente em carros de 1 piso, com ar-condicionado, poltronas comuns com assentos acolchoados e reclináveis. Neste serviço, as poltronas não possuem apoio de pé.

Da concessão de gratuidade aos idosos

É assegurada a toda pessoa idosa o direito à gratuidade no sistema de transporte coletivo interestadual e intermunicipal. DA CONCESSÃO DE GRATUIDADE AOS IDOSOS (TRANSPORTE INTERMUNICIPAL) Para a concessão da gratuidade no transporte intermunicipal, deverão ser respeitadas as seguintes observações:
  • Ter idade maior ou igual à 65 (sessenta e cinco) anos;
  • Apresentar documento de identificação ou o RioCard Sênior (para o serviço urbano);
  • Em serviços rodoviários, o beneficiário deverá solicitar o bilhete com no mínimo 3(três) horas de antecedência em relação ao horário de embarque;
  • Em caso de viagens rodoviárias, a TRANSPORTADORA está limitada a oferecer apenas 2(duas) poltronas por veículo Convencional, sendo assim, programe sua viagem com antecedência e se dirija a um de nossos guichês para adquirir a sua passagem;
  • No dia marcado para a viagem, o idoso deverá comparecer ao terminal de embarque até 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício.

1Incluem-se na condição de serviço convencional: - os serviços de transporte rodoviário interestadual convencional de passageiros, prestado com veículo de características básicas, com ou sem sanitários, em linhas regulares.

Da gratuidade para pessoas portadoras de deficiência e portadoras de doença crônica de natureza física ou mental

Linhas Intermunicipais:
  • Apresentar o cartão RioCard Especial/”Vale Social” – SECTRAN (para o serviço urbano);
  • Em serviços rodoviários convencionais, o beneficiário deverá comparecer a uma das agências próprias da TRANSPORTADORA, com a devida antecedência, portando documento de identificação pessoal e “Vale Social” para solicitar o bilhete de passagem.
O art. 1º, da Lei Estadual nº. 4.510/20051 dispõe que: “É assegurada, na forma, nos limites e sob as condições estabelecidas nesta Lei, isenção no pagamento de tarifa nos serviços convencionais de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros por ônibus do Estado do Rio de Janeiro, para alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual, para pessoas portadoras de deficiência e para pessoas portadoras de doença crônica de natureza física ou mental, cuja interrupção no tratamento possa acarretar risco de vida, estas últimas na forma do art. 14 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.”

Do transporte intermunicipal de animais

Os passageiros de ônibus intermunicipais têm o direito de embarcar consigo animais domésticos de pequeno e médio porte, desde que devidamente acondicionados. O transporte do animal não pode prejudicar o conforto e comodidade dos outros passageiros, por esta razão, existem algumas condições para este transporte:

 

  • Apenas tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte, de até 10 quilos de peso;
  • Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
  • Apenas será permitido o transporte de aves e animais silvestres com autorização do IBAMA.
  • O passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, emitido até 15 dias anteriores a viagem, atestando boas condições de saúde do animal;
  • O passageiro deve apresentar carteira de vacinação atualizada, na qual conste a aplicação das vacinas anti-rábica e polivalente.
  • O transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vibro ou similar, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal.
  • O contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor;
  • O contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.
  • O animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
  • Se a empresa assim desejar, será cobrada tarifa pelo assento utilizado para o transporte do animal;
  • Caso o ônibus disponha de compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.
  • Os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou stress.
  • O animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.
  • Cada veículo pode transportar até 2 animais por viagem.

Criança com idade inferior a 5 (cinco) anos paga passagem?

Será dispensada do pagamento da passagem, a criança com idade inferior a 5 (cinco) anos, que não ocupar, efetivamente, o lugar de outro passageiro.

Como faço para resgatar ou solicitar informações caso esqueça algum objeto durante a viagem?

A empresa não se responsabiliza pela perda de objetos durante a viagem. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (22) 2640-9500

Como devo proceder se minha bagagem for extraviada ou danificada?

Você deverá procurar imediatamente ao término da viagem a pessoa responsável e relatar o fato, para que as devidas providências sejam tomadas.

A Macaense tem ônibus a venda?

Sim. Clique no link localizado no rodapé do site para visualizar o contato e os modelos de ônibus disponíveis para venda.

A Macaense trabalha com serviço de encomendas?

Não. Os serviços são feitos pela Metar Logística, empresa do Grupo JCA especializada em transporte terrestre e entrega de pacotes. Clique aqui para saber mais sobre o serviço: http://www.buslog.com.br/ .

Qual é o procedimento para adquirir o passe de estudante?

Clique no link ao Rio Card (https://aluno.riocard.com/acesso/login)

 

Gratuidade / Passe Livre

REGISTRO GERAL:

  • 39º AOS MAIORES DE 65 (SESSENTA E CINCO) ANOS, PARA SER PROVIDO DO BENEFÍCIO DESTA LEI, BASTA APRESENTAR DOCUMENTO QUE COMPROVE A IDADE.

ESPECIAL:

  • 1° FICA ASSEGURADO AOS PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS, DE NATUREZA FÍSICA OU MENTAL, E DE DEFICIÊNCIAS, O USO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTES COLETIVOS DE PASSAGEIROS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DAS TARIFAS, MEDIANTE APRESENTAÇÃO DO PASSE.
  • (PASSAGEM OBRIGATÓRIA PELO VALIDADOR)

VALE SOCIAL:

  • O CARTÃO VALE SOCIAL É EMITIDO PARA OS DEFICIENTES OU DOENTES CRÔNICOS CUJO BENEFÍCIO É CONCEDIDO PELA SETRANS (SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES).
  • O USUÁRIO PODE TER O BENEFÍCIO CONCEDIDO COM ACOMPANHANTE (AC), NESTE CASO O MESMO CARTÃO DEVE SER APRESENTADO NO VALIDADOR.
  • (PASSAGEM OBRIGATÓRIA PELO VALIDADOR)

SÊNIOR:

  • 1º AOS MAIORES DE 65 (SESSENTA E CINCO) ANOS, É ASSEGURADA A GRATUIDADE NOS TRANSPORTES COLETIVOS URBANOS INTERMUNICIPAIS NO TERRITÓRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
  • (PASSAGEM OBRIGATÓRIA PELO VALIDADOR)

ESCOLAR:

  • 1º AOS ALUNOS DE 1º E 2º GRAUS UNIFORMIZADOS DA REDE PÚBLICA, ESTADUAL E FEDERAL, É ASSEGURADA A GRATUIDADE NOS TRANSPORTES COLETIVOS URBANOS INTERMUNICIPAIS NO TERRITÓRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
  • (PASSAGEM OBRIGATÓRIA PELO VALIDADOR)

Serviços Oferecidos

Convencional

O serviço Convencional está presente em carros de 1 piso, com ar-condicionado, wi-fi, poltronas comuns com assentos acolchoados e reclináveis.

 

Urbano

O serviço urbano está presente em carros de 1 piso, com/sem ar-condiconado e acessibilidade para cadeirantes.

 

Da concessão de gratuidade aos idosos

Para a concessão da gratuidade no transporte intermunicipal (URBANO), deverão ser respeitadas as seguintes observações:

  • Ter idade maior ou igual à 65 (sessenta e cinco) anos;
  • Apresentar documento de identificação ou o RioCard Sênior.

Da gratuidade para pessoas portadoras de deficiência e portadoras de doença crônica de natureza física ou mental

Para o serviço URBANO:

  • Apresentar o cartão RioCard Especial/”Vale Social” – SECTRAN

O art. 1º, da Lei Estadual nº. 4.510/2005 dispõe que: “É assegurada, na forma, nos limites e sob as condições estabelecidas nesta Lei, isenção no pagamento de tarifa nos serviços convencionais de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros por ônibus do Estado do Rio de Janeiro, para alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual, para pessoas portadoras de deficiência e para pessoas portadoras de doença crônica de natureza física ou mental, cuja interrupção no tratamento possa acarretar risco de vida, estas últimas na forma do art. 14 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.”

Da gratuidade aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual

É assegurada, na forma, nos limites e sob as condições estabelecidas na Lei 4.510/2005, isenção no pagamento de tarifa nos serviços urbanos de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros por ônibus do Estado do Rio de Janeiro, para alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.

Os alunos devem estar devidamente uniformizados e de posse do cartão RioCard Escolar, emitidos pela Secretaria de Estado de Educação.

Da gratuidade aos alunos do ensino fundamental e médio dos Municípios e da União

O Governo do Estado regulamentará a forma de beneficiar os estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio dos municípios e da União, que nos seus deslocamentos casa-escola-casa tenham que utilizar, comprovadamente, linhas de ônibus intermunicipais.